PIPBVV

Powered by Restream.io

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Luz para Todos?… mais ou menos

 

Publicado por Adriana Vandoni

luz 3(Giulio Sanmartini) Em dezembro de 2008, em Pernambuco, o presidente da República falou sobre o programa Luz para Todos, afirmando que 12 estados já haviam cumprido a meta: além de Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Depois, como é seu, hábito, entrou no “nunca ninguém antes na história desse país…” sugerindo que fora ele a fazer mais pela eletrificação rural: “As pessoas podem não gostar politicamente, mas os números não podem ser desmentidos e têm que ser contados, gostem ou não gostem. Não precisamos ficar perguntando quem fez mais ou menos. Eu só quero que o outro presidente que vier depois de mim faça de tudo o que eu fiz o dobro ou triplo porque certamente o povo brasileiro vai ganhar com isso”, disse Lula.

Pecado que João Joaquim Leite, que é de Bicas (MG), está há 12 anos sem energia elétrica em sua casa, onde vive com a esposa e 5 filhos, teve que se acostumar   com pequenos problemas, que  maior parte das pessoas desconhece, tais como: consumir todo o alimento preparado o mais rápido possível (pois não têm geladeira), filhos tem que recorrer à casa de amigos para verem TV e assim segue.

A família já tentou solicitar a ligação de energia na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em nota, a companhia informou que técnicos irão visitar a família para descobrir porque está há tantos anos sem eletricidade. Se tudo correr bem  a luz poderá chegar só em dezembro desse ano.

Nessa história há uma agravante, pois o João Joaquim Leite, não mora num rincão perdido na imensa hinterlândia brasileira. Bicas é uma cidade de 15 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira e dista 200km do Rio de Janeiro, e 40km de Juiz de Fora, quarta maior cidade do  estado com 550 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário