Google+ Álem M. Martins: DILMA MENTE EM DEBATE

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DILMA MENTE EM DEBATE

Por Josias de Souza na Folha Online

Avião citado por Dilma na TV opera em fase de ‘teste’


Chama-se “Projeto Vant” o plano elaborado pelo governo para dotar a Polícia Federal de veículos aéreos não-tripuladas de fabricação israelense.

Nos dois primeiros debates presidenciais do segundo turno, Dilma Rousseff referiu-se à iniciativa como se os aviões já estivessem guarnecendo as fronteiras do país.

Era lorota. Em verdade, o Brasil dispõe de um único avião do gênero. Encontra-se no município paraense de São Miguel do Iguaçu. Opera em fase de testes.

O Ministério da Justiça levou ao seu portal na web uma nota de esclarecimento. Em vez de corroborar Dilma, o texto a constrange. Informa o seguinte:

1. O ‘Projeto VANT’ foi à pista em dezembro de 2007. O objetivo era o de “dotar o Departamento de Polícia Federal de uma ferramenta de inteligência para monitoramento da fronteira brasileira”.

2. Só em 29 de outubro de 2009 foi assinado o primeiro contrato. Prevê o “treinamento teórico” de pilotos brasileiros em Israel.

3. Em 31 de dezembro de 2009, celebrou-se o segundo contrato. Inclui o início da operação efetiva da aeronave e treinamento no Brasil.

4. No total, o projeto envolve investimentos de R$ 655 milhões. Prevê-se que estará concluído em 2014, último ano do mandato do próximo presidente.

5. Estima-se que, nessa época, a PF vai dispor de 12 aviões israelenses para monitorar “todo o território nacional”.

6. Por ora, há em território nacional uma mísera aeronave. Estacionada numa base no Paraná, realizou 271 horas de vôo na região da Tríplice Fronteira.

7. Fez-se, segundo o Ministério da Justiça, o “mapeamento georeferenciado da fronteira brasileira, com identificação de pontos críticos”.

8. Em sua nota, o ministério refere-se aos vôos já realizados como “treinamento prático”. Coisa destinada a identificar criminosos e rotas do crime.

9. Apenas 13 policiais federais, “entre operadores de sensores e pilotos”, foram capacitados até o momento.

10. Selecionaram-se outros 20 agentes da PF para compor o quadro de uma primeira “base Vant”, a ser implantada em Foz do Iguaçu (PR).

11. Só daqui a um mês, depois da eleição de segundo turno, a PF receberá, em Israel, mais duas aeronaves.

12. Quanto à primeira, o texto do ministério não deixa dúvidas sobre a serventia: “Segue em operação no Brasil a primeira aeronave de testes”.

Ou seja, o que Dilma vendera como algo em franca operação não passa, por enquanto, de um piloto de testes. Se tudo correr como previsto, o sucessor do sucessor de Lula colherá os frutos.

- Serviço: Aqui, a íntegra da nota do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário